sábado, 27 de julho de 2013

Ennio Morricone - "Love Theme" - from "Cinema Paradiso"

A cena DO FILME- o leitor- É O QUE ME CHAMA ATENÇÃO APENAS UMA CENA.

 








O filme foi a última produção de Anthony Minghella e Sydney Pollack, ambos tendo falecido antes da estreia do longa. As filmagens tiveram início na Alemanha, em setembro de 2007, e o lançamento nos cinemas americanos ocorreu no dia 10 de dezembro de 2008.

O filme conta a história de Michael Berg, um advogado alemão que, nos idos de1958, mantém um caso com uma mulher mais velha, Hanna Schmitz, até que ela subitamente desaparece de sua vida para ressurgir oito anos mais tarde, no banco dos réus de um tribunal alemão, acusada de ter trabalhado para a SS durante aSegunda Guerra Mundial e de ser uma das responsáveis pela morte de dezenas dejudeus em diferentes momentos da guerra. Michael percebe que Hanna guarda um segredo que acredita ser pior que seu passado nazista, um segredo que pode ser crucial para a decisão da corte.
O que me chama atenção neste filme e talvez nada tem haver só a mim e ao meu coração,é o quanto uma pessoa tem a capacidade de mudar a tragetória de  uma vida.

O filme é isso ai mesmo, será?Aquele garoto de15 anos ama uma mulher 30 anos mais velha que ele,com ela ele aprende a se tornar um grande homem,porque ele nunca se entrosa com seus colegas de turmas, ele tem uma sede de viver ao lado daquela mulher, até vão fazer um passeio nas férias, e ele vende toda a sua coleção de selos para dar a eles, essa coisa linda, única ,e que mostra o quanto ele já era um adulto,ou os tempos eram outros,Hoje é difícil um homem bancar  até sua esposa, quanto mais a amante,a namorada,os tempos são outros tudo é descartável,etéreo nada se perpetua com grandes lembranbças porque é um ficante,um final de semana apenas isso nada mais,mas naqueles dias...( e sempre terminam mal ,mas não vou enveredar-me por ai).
Esse caso dura alguns meses, e  inesperadamente essa mulher desaparece,e ele inconsolado prossegue sua vida  triste, cheia de perguntas que não quer calar.E claro se aquilo tivesse prosseguido, terminaria,desgastaria,  ele conseguiria romper aquele período,mas quando não se tem as respostas, ficamos sem o chão para sempre.É a pergunta que não quer calar entende?



Oito anos depois, quando ele está cursando direito, ele encontra essa mulher nos bancos dos réus, e ele poderia ter modificado toda a trajetória dela,mas o respeito, e o amor a essa mulher, o impede de falar o fato que poderia ter dado a ela a liberdade ou uma pena mais branda por não saber ler nem escrever, ser uma analfabeta, é imposta a ela um crime que ela nao cometeu ,”apenas”   em guerra cumpria as  ordens,ele se cala, e ela pega perpétua.
Seus caminhos se separam de novo e um dia, ele se separa da mulher,e se muda para um apartamento ,que ao colocar os livros nas estantes, começa a narrar eles em fitas, para ela, e envia para a prisão ,todos os livros lidos naquela época, ele envia para ela, e outros mais, a vida daquele homem, seria recapitular um período de sua vida que com certeza nunca mais voltaria a existir ,pois Hanna estava velha, e decadente,como os filmes são bons, se passara tanto tempo, e ela mesmo com os cabelos grisalhos ,estava linda ,e ele não parecia assim tão jovem não,chega um período na vida de todos nós, que nossas idades se esbarram ,e um ponto final, não ha mais juventude, e pronto.



Ele é chamado pela diretora do presido, pois entende que Hanna só tem a ele de referencia, para o mundo que ela se assustaria  o que iria encontrar,estaria fadada a não conseguir sobreviver sem ajuda, e ela será solta e precisaria de um lugar,a cena mais triste e que eu choro muito ,é que ele vai visita-la, e a reconhece mesmo de costas,  e diante dela a alegria dela ,que lhe estende as mãos ,não como mulher, mas agradecida, por àquelas fitas gravadas ,que a fez com tudo aquilo aprender a ler sozinha e é linda a maneira como foi ,como se dá isso,nosa com certeza ela ia contar havia mkuitas coisas para contar.




Ele  consegue encontrar um lugar ,e aparece, uma cena dele arrumando o pequeno lar que daria aquela mulher, fonte de sua  juventude amadurecida precocemente,e a gente sente a felicidade nele voltando, cuidando de um aspecto ajeitando um quadro na parede, e já com um ramalhete de flores nas mãos, vai ao encontro dela ,para que ela saia da cadeia,acolhida,protegida, um gesto dele, faz com que ela cometa algo horrível,naquele dia que ele foi visita-la, quando ela estende-lhe as mãos, ele retira bruscamente, embora tocado por alguns segundos,ela retraída recolhe as mãos assustada, cai na real, que não havia mais futuro para ela ,e que mais uma vez aquele garoto entraria na vida dela,só que agora, não mais garoto ,um homem ,e ela não mais mulher.É minha gente, a feminilidade não é branca,sempre bato nesta tecla, o envelhecimento para uma mulher, é uma das fases mais tristes da vida, porque a gente vale apenas pelo que se pode dar a estas sanguessugas, que saem de dentro da gente ,e vivem entrando ,e saindo como se a eles pudessem ser dado o direito de retornar aquela plenitude ,de habitar o útero de nossas mães, e experimentar a paz o calor ,aquela certeza única de segurança ,e algo que em fração de segundos acontece, mais acontece, a nós ,nunca mais ,a nós, é impossível este retorno, somos um receptáculo, alguém ali pra dar  e nunca nos acalmar, nunca descansar.



Bem, Hanna,se enforca na cela de sua prisão, e deixa tão pouco escrito.
 Não haveria mesmo ali nenhuma possibilidade mais de nada,mas uma grande amizade com certeza ,uma grande amizade, e uma ENCICLOPEDIA DE CONHECIMENTO PARA QUELE HOMEM ,TÃO SOLITÁRIO E INFELIZ, QUE SAI COM SUA FILHA, E RETORNA AO PONTO DE PARTIDA, O TUMULHO DE HANNA,naquela mesma igrejinha,naquele mesmo local ,fazia tantos anos, num dia de férias pedalando,LOS DOIS COMO NJAMORADOS,A SUA NAMORADA QUE A DONA DA LANCHONETE LHE PERGUNTA sua mãe apreciou a comida?E ele pra provar-lhe o amor a beija na boca diante da preconceituosa criatura.Como as pessoas são cruéis,um homem mais velho,careca, barrigudo, pode chegar com uma garota de 15, ele é o homem, e compreensível, ninguém pergunta o grau de parentesco,mas a uma mulher ,a cobrança é  covardemente cobrada ,de uma maneira que mata.


 E COMEÇA A NARRAR A SUA HISTÓRIA, DO UNICO AMOR DE SUA VIDA, DE SEUS UNICOS MOMENTOS DE Felicidade clandestiona e DURADORA, eterna,E DO QUANTO ELE TAMBÉM MATOU , MESMO NÃO  USANDO SUAS MÃOS,MATA-SE COM gestos, COM UM OLHAR, COM Descaso,COM A NEGLIGÊNCIA, O ABANDONO, O DESMPARO,NÃO EXISTE ALGO MAIS MORTÌFERO QUE A REJEIÇÃO,QUEM SOFRE REJEIÇÃO  É UM NATIMORTO..

Phil Collins - Another Day In Paradise

O SORRISO DE MONALISA













Acabei de chegar da rua ,(hoje é dia 26/07/2013,fui ao Tucuruvi o Carrefour está cheio de coisas muito baratas e estou aguardando o Reinaldo para comprar algumas coisas como meu presence air, eu amo ter perfumes nesta casa,embora todos os que eu possuía precisei tirar por causa da HOSPEEDE. Gente como as coisas mudam de figura,como tudo termina mal quando se tem a maior de todas as intenções o de ajudar mesmo,colocando dentro de minha casa até quem eu não conhecia,mas era um apelo do Pastor,mas hoje eu refleti ,ele pediu aqueles que a conhecia ,por dez anos de membro daquela Igreja,e eu com alguns dias ali me ofereci.E minha decepção num dia que ela trouxe uma mulher para ficar aqui em casa disse que era num fim de semana, mas o agreste estava de malas e cuias,gente safada usam o nome de Deus em vão, diz ter vindo para uma missão o de ajudar a casa onde ficou,mas eu ouvi ela falar mal do dono da casa ,que ele entrava o tempo todo na sala onde ela dormia,que pessoas sem caráter,já se achava desejada a mulher fatal cheia de más intenções o que viesse seria traçado.  O  dono da casa fumava, a casa só possuía sala quarto cozinha e banheiro ,casa muito pequena, pra onde aquele home ia nas horas angustiosas bate á noite uma insônia, o cara fumava, ele andava pela sua casa, que já não era a sua casa ,aconteceu aqui ,eu ficava no escuro, na cozinha, porque ela não pode nem com o stand by (aquela luz que fica acesa na TV em todos os eletrônicos? Eu nem sei por que isso fica acesso, mas até isso incomoda ela.
Falei essa noite com ela, após, como um cão com o rabo entre as pernas, eu ter de vir pro quarto, onde eu queria ver TV ,e a TV do meu quarto não pega o canal ,e ela disse que ia dormir,que mentira! ficou mais de 2 horas cutucando nas coisas dela,pessoa mal encarada ingrata ,aquele sorriso?Meu Deus! eu juro que vou tirar uma foto da cara dela como ficou,acabou o sorriso de Lita. MasVOLTEI, EABRI A PORTA E DISSE
 _ EU ME ARREPENDO DO QUE FIZ. NAQUELE DIA. DIANTE DAQUELA Igreja enorme. Ninguém se ofereceu em te estender as mãos, ninguém procurou o Pastor ou a Pastora. E todos te adoram, e eu, que nem sou membro da Igreja, fui ali, e disse ,diga a Lita que a minha casa recebe ela,ainda me humilhei disse que permitia quem quer que fosse que viessem ver aonde ela iria ficar ,e chamei uma faxineira e arrumei toda a casa para acolhe-la. Jamais deveria ter feito isso ei te tirei da Bahia, de onde você nunca deveria ter saído ,de perto  de sua família, de seu habitat,me dei uma de  Sirineu ,fui ajudar, e hoje, arrumei confusão,te trouxe aflição angustia, inimizade, porque do jeito que você anda, é capaz de sair e ainda nem olhar mais para mim, nem eu para você, de tão horrível que está essa situação. Não tive humildade os irmãos tiveram ,não se deixou levar pela emoção, se amam, pensaram neles, mais um na casa, e eu a metida a vaidosa, corri para dizer vejam como sou boazinha eu to aqui ó ,me vejam ,eu frequento a Igreja.  Juro pelo sangue de Jesus na cruz do calvário ,nunca a quis para ser ajudada mas para ajudar ,eu só tinha um interesse,pensei, uma pessoa para orar comigo, de estudar a lição dominical de onde houvesse um ou dois reunidos ,sabe este papo que ali Jesus estaria presente ?E com isso, eu pensei em oração,quem sabe meu marido volta, eu não tenho fé o suficiente ,nossa que fiasco de confusão em que me meti, desde que ficou aqui, e já  se vão 7 meses ,me dava cem reais, o que isso da para fazer, mas mesmo assim, minha miséria em que o W me deixou, foi tão dramática que já era bem vinda.
Ai quando disse isso ela ,se abriu ,disse -NÃO DIGA ISSO, VC ME AJUDOu, E EU DISSE NÃO AJUDEI NADA, ATRAPALHEI ,OLHA AGORA A CONFUSAÕ, OLHA A TUA CARA ,O TEU ESPIRITO DE  FRACCASSADA, E VC NÃO É UMA FRACASSADA, TRABALHA NA CASA DO Diretor de um banco, ganha mais que um chefe de família, quando eles se mudarem ,terá um quarto pra você, eu tenho fé em Deus que vão aumentar teu salário, é o que acho mesmo,mas ela não quer se doar, não quer dar mais do que pode, sabe esse negócio de José de Egito ?É só na Bíblia mesmo,esses empregados nos odeiam ,eles querem  que a gente se FODA, ela quer que a Mariana a pobre mulher rica, que não consegue nem ser mãe do nenezinho que chegou ,ela sabe tanto, pode tanto contribuir, mas não contribui ,e se diz cristã, crente ,evangélica ,Céus eu to mesmo sem esperança nessa raça que se diz religiosa- GRAÇAS A DEUS SPOU ATEU-,UM DIA OUVI ESSA FRASE DE ALGUEM ,QUE SABIA QUE NÃO IA MATAR,EM NOME DE Deus  torturar ,ou outras coisas mais ,que muitos fazem em nome de Deus ,to de saco cheio de tudo.
Fui ao banco, meu dinheiro e não posso tirar, 15 dias diz que não pediram o cartão ,como não?E tenho de esperar mais 7 dias ,ai tirei 300,00 ,segunda tiro mais 300, para eu ir ao Rio com Reinaldo.è tudo meu é assim,quando eu o conheci ele me disse vou te levar ao Rio,e eu na maior cara de pau eu disse,mas você vai pagar?Eu não tenho dinheiro.E ele respondeu sim claro. Ele mentia pra ele mesmo até a passagem dele foi comprada com cartão,ele nãoo iria é charme de homem pra se sentir no poder no controle sabe o amante a moda antiga?QAcabou não existe mais isso,a mulher tem de rebolar.
E com esse, tira meu sonho de juntar grana, ta indo pro saco ,tudo meu ta indo pro saco, e praga daquele miserável papel do oratório só pode ser,eu não consigo me impor ,crescer ,Deus onde está o dinheiro dos meus pais ?Aquele maldito levou, usou, compraram o que? Fizeram o que? Moto pra a amante?Carro pra irmã?Ninguém me ajudou, a saber, aonde os bandidos moram como sinto raiva disso, e sei só faz mal a mim,ele ta La com ela, vivendo, não me manda nem um centavo, Deus, eu te peço justiça, a restituição do que me foi roubado, honre o Reinaldo para que ele sem dores, com ânimo ,possa crescer nesta empresa, ter um emprego melhor ,e a gente crescer ,como e bom ter um dinheiro guardado pras horas de sufoco ,e ai eu sinto medo ,quando eu tiver dinheiro o cara me roubar , o que fará? Estará comigo?Está comigo?Deus me ajuda ,eu não to bem ,eu me sinto tão infeliz!To começando a gostar do Reinaldo ,um amor tranquilo ,gostoso ,feliz, e ai?Isso vai me levar aonde,isso não é garantia nada é garantido.
 Será que ele está na obra? Será que foi na terapia?Cadê meu celular eu poderia sair, mas não quero ,eu não queroooooooooooooooooooooooooooooooooo ,To esperando ele ,mas acho que vou sozinha,eu não posso perder o foco ,eu sou independente ,eu sou eu, só posso contar comigo ,eu só posso acreditar em mim, so eu posso, só eu, eu, eu, eu
Pronto!Dor nas costas teriveis, lagrima rolando e medo da vida
Precioso arrumar um trabalho,aonde?nessa idade, aonde?
Ah! A hóspede permanente, disse que eu arrumo sim, pobre infeliz, não sabe que aos 60 já não se tem tanto vigor ,nem ela terá ,como pode ser tão arrogante, e se pode, agora pagar 400 ou 300 num quartinho ,porque não me ajudou aqui ,porque?Oportunista doo cacete.
Nuca mais, riso, não é sinônimo de felicidade, nem garantia de nada, as hienas riem o tempo todo, e é um bicho terrível. Monalisa que nem ria, pois seus dentes eram podres ,nem sei porque aquela obra tem este nome, O sorriso de Monalisa ,mas não acredite em ninguém muito risonho ,são cínicos ,e mentirosos, a maioria escondem uma face horrivel.
Que vontade de deixar aqui um palavrão e vou fazê-lo- VAI PRA PUTA QUE PARIU,PRA PORRA DO CARALHO...AVIDA INTEIRA , NUNCA PROFERI PALAVRAS DE BAIXO CALÃO, O QUE ISSO ME GARANTIU?Nada, sou uma babaca.
Anoiteceu, ele chegou com as mãos cheias de coisinhas para mim, com seus  passos miúdos, a voz sussurrante,não Deus isso vai dar certo,não pode hoje ele ser de um jeito ,e virar de outro ele já é um homem feito,vai dar certo.





Acabei chorando, ele me abraçando, e eu dizendo ,mente pra mim, ao menos diga que é pra sempre,mesmo que não seja, me diga hoje ,agora, que vai dar certo ,e ele disse, mas não falou do coração ,porque nem ele acredita,mas não acredita no que?
 Que esta sendo feliz?
Que está havendo um horizonte?
Ele me disse que na tia onde morava ele dormia na borracharia, na sujeira,banheiro imundo ,eu vi,dava dinheiro gastavam todo o vale refeição as vezes não levava comida os que em casa ficavam comiam tudo,e ele está aqui tudo pra ele,eu sinto um certo arrepio,as mesmas condições que o outro tinha fartura,sossego,paz e no fim jogou fora,mas o outro era um menino ele não.
Pai me de um sinal,me de um aviso me ajuda Jesus querido ,me ajuda tira essa incredulidade do meu coração.





Viemos ver filmes, debaixo das cobertas, ele tão quente que está sem blusa, aquele peito nu cheio de cabelo, parece o Tony Ramos já estou aquecida,não fomos no mercado, chovia demais, e eu preciso lavar a roupa de trabalho dele ,se não, não seca, e não seca mesmo ,é uma lona o tecido, uma coisa.Já estendi ,porque já é sábado uma manhã gelada as 7:18 estendo a roupa na janela, aquele uniforme de um homem de obra, como os uniformes dos correios ,que tremulavam na minha janela, no varal, quando juntava muitos, quando ele dormia com a amante ,mas eu lavava as roupas dele,é demais NE?
Quem consegue esquecer tamanho golpe?
CASADO COMIGO, E NO STATUS DO FACE ESTÃO COMO NOIVOS!
Ontem eu perguntava quase que me agarrando nele,uma crise daquelas feias, perguntava :--diga, eu sou algo repudiosa?Sou um monstro?E ele respondia- Thais ,veja o que eu sinto quando estou ao teu lado,como vc me deixa,acredite ,mais em si,é claro que não,você parece criança, adolescente,é claro que não Thais...
Chorei no meio do filme, uma cena, uma única cena, e eu tive a resposta do que o W sentiu por mim ,mas ao mesmo tempo a verdade daquilo que ele perdeu,não existe idade para o amor,para ser feliz, para recapitular a vida , aquela página, aquele trecho tão belo, que se quer repetir.
E o filme termina no único jeito para que aquela pessoa fosse feliz, estranho amor?
Sim Claro ,tudo,muito estranho,mas possível, grandioso, quase que transcendental,coisa do outro mundo,somos mesmo espíritos habitando um corpo que nem a ele pertencemos,egoístas o deixamos perecer o que é este corpo então pra que?
Para ver fenecer?
E pra que espírito pra ir pra onde?
Deus precisa disso?
De energias?
Mais?Quem cria um sol precisa desta merda que diz que somos  energia? Somos energia?
Que se apague a luz de meus dias é pecado?
Que me importa, eu se pudesse morreria hoje, neste exato momento.












Ah! Não deixa a Lita ir embora eu quero fazer nossa sala de música, meu canto ,nosso sonho ,o espaço pros terrários, eu vou vencer ,eu vou vencer esse corpo exausto quer vencer ainda que seja por só uns instantes que seja.


Assistimos ao Filme, o Leitor, essa é uma história que eu quero contar, quem não viu vai gostar de ler aqui, sim, vou contar, nunca mais se fará um filme como estes, coisas boas, acabaram agora é só patifaria.Filmes sem história só com desgraça não deixa mensagem.