quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Consciência Branca.

                                                              




Hoje foi feriado no Brasil pela consciência Negra. O erro já começa, deveria ser consciência branca, porque nós brancos é que deveríamos ter um pouco de consciência DO QUANTO OS NEGROS SOFRERAM NAS MÃOS do homem branco, o mesmo que o tal dia do índio como tão bem Baby Consuelo cantava a música que deixo aqui para que possamos relembrar. Todo Dia Era Dia de Índio Baby do Brasil Curumim,chama Cunhatã Que eu vou contar Curumim,chama Cunhatã Que eu vou contar Todo dia era dia de índio Todo dia era dia de índio Curumim,Cunhatã Cunhatã,Curumim Antes que o homem aqui chegasse Às Terras Brasileiras Eram habitadas e amadas Por mais de 3 milhões de índios Proprietários felizes Da Terra Brasilis Pois todo dia era dia de índio Todo dia era dia de índio Mas agora eles só tem O dia 19 de Abril Mas agora eles só tem O dia 19 de Abril Amantes da natureza Eles são incapazes Com certeza De maltratar uma fêmea Ou de poluir o rio e o mar Preservando o equilíbrio ecológico Da terra,fauna e flora Pois em sua glória,o índio É o exemplo puro e perfeito Próximo da harmonia Da fraternidade e da alegria Da alegria de viver! Da alegria de viver! E no entanto,hoje O seu canto triste É o lamento de uma raça que já foi muito feliz Pois antigamente Todo dia era dia de índio Todo dia era dia de índio Curumim,Cunhatã Cunhatã,Curumim Terêrê,oh yeah! Terêreê,oh! Os índios ainda ficaram na terra deles, mas os negros arrancados, muitos deles eram reis em suas aldeias sei através da história do Chico Rei ,que é visitada a mina em que ele trabalhava em Outro Preto.





E o filme mais horrendo que jamais esqueço sobre os navios negreiros O AMISTAD, gente eu choro muito quando revejo esse filme, não há perdão para isso. Os judeus sofreram o holocausto e recebem uma pequena fortuna do governo alemão pelas suas vidas ceifadas, suas terras, seus negócios, residências, tudo, mas e os negros?






Os judeus relembram isso com tanta tristeza choram o tempo todo esse horror, e é claro não devemos jamais nos esquecer, os negros sofreram, e no entanto esqueceram suas dores e nos deixaram a alegria de seus passos no samba, àquela linda e mágica luta Capoeira desenvolvida por eles que mesmo presos o homem branco vinha machuca-los e eles presos pelas mãos ,aqueles grilhões, e não as pernas, eles voavam ,rodopiavam e se defendiam, é considerado arte marcial, é linda, com um som alegre, no entanto ,não há um lamento, e estamos até hoje vendo nossa África sofrendo os maiores abusos e ai? Eu os amo a todos, eu, uma branquela, filha de judeus, e alemães, é, a vida é assim, pai alemão, mãe judia, o amor os uniu acima de qualquer preconceito. Mas esse feriado é ilegítimo, pois todos os dias é dia dos negros, ao menos em meu coração.





Morei dias felizes de minha infância querida, numa imensa casa, e havia a empregada da cozinha e a babá, ambas negras, e elas só saíram de nossa casa para se casarem, eram amadas por todos nós, eu adorava ir aos domingos na casa de uma moça que ali trabalhou que se chamava Cacilda, eles moravam num quilombo, uma casa que o chão era de terra batida ,e eu com vestidos de organza sapatinhos brancos de verniz ,meias de seda, branquela, parecia que ia numa festa, mas eu ia na casa de minha querida ,e ali eu comia com alegria arroz feijão e fubá torrado um franguinho de panela com quiabo, não havia refrigerantes, era limonada com limão rosa,frutas tiradas do pé na hora, e ela cheia de cuidados para que eu não me sujasse ,e meus amigos todos negros e eu tão branca correndo naquele imenso pasto verdejante as casinhas brancas de janelas caiadas de barro branco e eu amava aquela gente querida, e nunca mais soube deles, sei que era na cidade de Manhumirim Minas Gerais
Todos os dias foram para nós os nossos melhores dias, e a eles toda a minha saudade ,e o desejo e a certeza que aquelas crianças hoje são pessoas de bem. E nossos dias só foram bons graças a mão de obra barata deles, não havia carteira de trabalho, férias, decimo terceiro, meu Deus eu não acredito nisso, mas tenho a certeza que eles faziam parte de nossa família e mais do que isso nós nos amávamos e meus pais morreram lembrando destes dias felizes e se perguntando onde foi parar Cacilda, Marina a Preta , que por ali passaram e deixaram nossos dias mais suave e felizes. Nossos dias bons, foram só bons, graças a vocês, minhas amadas e inesquecíveis amigas negras.